16 de mai. de 2011

Mofo- O Fonógrafo



Você já parou para pensar como era o primeiro aparelho para reproduzir som? E o formato das primeiras mídias de música? Vamos conhecer o fonógrafo, o tataravô do seu atual tocador de mp3 e bisavô do toca-CD.

Ouçam Aqui:  ou cliquem aqui para baixar



O fonógrafo é um aparelho para registrar e reproduzir mecanicamente o som. Foi inventado em 1877 pelo norte-americano Thomas A. Edison. Esse aparelho é uma derivação direta do fonautógrafo, inventado por Scott de Martinville em 1857 e do paleófono, criado em 1877 por Ch. Cros. (o fonautógrafo e o paleófono regitravam as vibrações do som mas não possibilitavam reproduzi-lo).
Consistia o fonográfico de Edison em um pequeno cilindro de metal revestido com uma folha de estanho montado sobre um eixo que podia ser girado. próximo ao cilindro situava-se o bocal munido de um diafragma. Uma agulha presa ao diafragma estava colocada em contato com o cilindro. Quando alguém falava no bocal, o cilindro girava. As ondas sonoras faziam o diafragma e a agulha vibrarem. Quando a agulha vibrava imprimia estas vibrações na folha de estanho. Estas impressões representavam as ondas sonoras originais. Os primeiros sons garvados no fonógrafo foram as palavras de Edison: "Maria tem um pequeno cordeiro".
Para tocar o fonógrafo, outra agulha, presa ao diafragma, era posta em contato com o cilindro. Quando o cilindro era girado, o sulco na folha de estanho fazia a agulha e o diafragma vibrarem. As vibrações soavam roucamente, semelhante ao som original.
1885, dois norte-americanos, Chichester A. Bell e Charles S. Tainter, inventariam o grafofone. Um, cilindro de papelão recoberto com cera substituia o cilindro de metal recoberto com uma folha de estanho.
Os primeiros fonógrafos tinham motores de corda; dava-se corda para tocarem.

Fonte: Enciclopédia Delta Universal
















E conheça também o Eniac

Um comentário:

DEIXE A SUA OPINIÃO

ELA È MUITO IMPORTANTE PARA A GENTE.
Dica: Escolha selecionar perfil e depois selecione a opção nome/url; ai é só escrever seu nome, deixe url em branco.